PROCESSOS

PESQUISA & SONDAGEM

Visando assegurar uma relação comercial confiável com seus clientes, otimizar economicamente a exploração do minério de ferro na Mina Lagoa das Flores e atender a requisitos legais, a MINERITA executou campanhas de sondagem no empreendimento, ao longo dos últimos anos. Estas campanhas tiveram como objetivo caracterizar as mineralizações, avaliar e quantificar as reservas minerais.

A partir da consolidação dos dados geológicos, levantados nas cartas geológicas regionais, imagens de satélite, levantamentos das frentes de lavra, topografia scanner e nas campanhas de sondagem realizadas, definiu-se o Mapeamento Geológico.

Esses dados permitiram definir os recursos minerais, com a caracterização da mina em diferentes litotipos mineralizados. O posterior detalhamento dos testemunhos da sondagem por meio da análise química das amostras definiu um perfil em composição química da jazida.

A partir dos resultados das sondagens, do mapeamento de superfície e do levantamento planialtimétrico da área, foram construídas as seções geológicas verticais representando a jazida. Este trabalho de modelamento da jazida via software é acompanhado de verificações estatísticas para que os resultados apresentados mantenham um grau de confiança aceitável, em procedimento QA/QC. Considerando-se as atuais demandas do mercado, o mapeamento geológico definido e as técnicas de planejamento, utilizando modelamento e quantificação da jazida em elementos finitos, elaborou-se os relatórios de reserva e elaborou-se o Plano de Lavra de Longo Prazo.

 

LAVRA

O processo produtivo da MINERITA tem seu início com a elaboração da programação de produção, referenciada no Plano de Lavra e na Previsão de Entrega para os clientes, a fim de estabelecer diretrizes que possibilitem que o material a ser produzido atenda aos requisitos definidos pela MINERITA, a partir dos requisitos dos clientes, legais e os especificados pela própria MINERITA.

BENEFICIAMENTO

No Beneficiamento o minério ROM é britado, lavado e classificado granulometricamente para atender aos requisitos físicos e químicos especificados pelos clientes.

 

CONCENTRAÇÃO

Na Concentração o sínter feed a concentrar e/ou o rejeito de minério da barragem são classificados e concentrados para atender aos requisitos físicos e químicos especificados pelos clientes.

ESTOCAGEM

O minério beneficiado é armazenado em pátios de estocagem em lotes separados afim de garantir a não contaminação de materiais.

A MINERITA mantém uma sistemática de inspeção, onde verifica-se a situação dos pátios. Esta inspeção é executada preventivamente com objetivo de garantir que não seja alterada a situação do material beneficiado durante o período de estocagem.

EXPEDIÇÃO

Os materiais são armazenados em pilhas identificadas e classificadas por tipo de granulometria e química, as pilhas ficam devidamente separadas para evitar a mistura dos lotes. Na chegada do caminhão para o carregamento a báscula e inspecionada por meio de câmeras para evitar a contaminação do material.

TERMINAL RODOFERROVIÁRIO

A MINERITA utiliza os serviços do terminal rodoferroviário TSA (www.tsalogistica.com.br).
Com localização estratégica para o carregamento dos produtos nas composições ferroviárias da MRS Logística S/A e seu transporte até os portos marítimos atendidos pela MRS, especialmente aqueles localizados na região da bacia de Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro, como o Porto Sudeste, o Porto da CSN e o Porto da CBPS.

BARRAGENS

A MINERITA possui 3 barragens de rejeito, construídas para armazenar resíduos de mineração, com todas as salvaguardas ambientais. Além do adequado licenciamento ambiental e das auditorias legais de terceira parte, estas estruturas são inspecionadas periodicamente por equipes próprias e também terceirizadas, que medem e monitoram os parâmetros técnicos assegurando preventivamente sua conformidade.

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS

A MINERITA realiza o aproveitamento de resíduos de mineração para a fabricação de blocos pré-moldados. Tal aproveitamento é realizado com tecnologia própria, premiada e reconhecida, que reduz a geração de resíduos para deposição nas tradicionais barragens de rejeito, minimizando este e promovendo soluções sustentáveis para a fabricação de pré-moldados de concreto, blocos e lajotas para pisos.

 

LOCALIZAÇÃO

Mina

Mina Lagoa das Flores
Rodovia Fernão Dias (BR-381 Sul),
Km 533 Sul e Km 534 Norte
Itatiaiuçu – Minas Gerais – Brasil
CEP 35.685-000
+55 (31) 3572-1414
Como Chegar?

Escritório

Praça Dr. Augusto Gonçalves, 146 / 12° Andar
Centro – Itaúna – Minas Gerais – Brasil
CEP 35.680-054
+55 (37) 3249-4600
Como Chegar?

TRABALHE CONOSCO

Envie seu currículo para:
rh@minerita.com.br

MAPA DO SITE

AVISO LEGAL

A MINERITA – Minérios Itaúna Ltda. busca garantir que todas as informações fornecidas em seus sites sejam precisas e atualizadas, entretanto a MINERITA não se responsabiliza por nenhum erro ou omissão referente a essas informações. Até o limite máximo permitido por lei, a MINERITA não será responsável por nenhum custo, perda ou danos sofridos em decorrência do uso dos sites da MINERITA ou da falta de fornecimento do acesso a esses sites ou das atualizações de informação.